Pesquisas concluídas

O impacto da produção acadêmica do Movimento Renovador da Educação Física na (des)construção das identidades docentes

 

Resumo:

Investigou a relação estabelecida pelos professores de Educação Física escolar com a produção acadêmica do chamado Movimento Renovador da Educação Física e seu impacto/implicações no processo de construção das identidades profissionais destes docentes. Objetivou compreender as estratégias que vão sendo edificadas por esses profissionais nesse processo de (des)construção identitária, bem como os desdobramentos disso para a prática pedagógica.
 

Palavras-Chave:

Linha de Pesquisa:

Participantes:

 

Felipe Quintao de Almeida
Valter Bracht
Ivan Marcelo Gomes
Thiago da Silva Machado
Bruno de Almeida Faria

 

Ano: 2010

 


A Educação Física como componente curricular e o discurso legitimador

Buscou compreender as “tramas” que legitimaram a Educação como componente curricular das escolas no Brasil por meio da análise dos discursos presentes nos periódicos Revista Educação Physica (1932-1945); Boletim de Educação Física (1941-1958); Revista de Educação Física e Desportos (1968-1984); "Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos do Rio de Janeiro (Arquivos da ENEFD,1945-1972).

Palavras-Chaves:

Linha de Pesquisa:

Participantes:

  Valter Bracht (Coodenador)
  Fernanda Simone Lopes de Paiva (Coordenadora)
  Felipe Quintão de Almeida
  Rosemary Coelho de Oliveira
  Ueberson Ribeiro Almeida
  Walk Loureiro
  Carolina Poloni

Ano: 2002

 


 

Educação Física escolar: entre práticas inovadoras e o desinvestimento pedagógico
 
 
Resumo:
 
Nos últimos anos alguns pesquisadores têm chamado a atenção para a dificuldade de se materializar na intervenção os avanços teóricos alcançados pela educação física escolar brasileira. Em muitos casos, ao professor é imputada a responsabilidade por essa dificuldade, desconsiderando-se os muitos fatores (pessoais e profissionais) que emperram as ações na direção da mudança na prática. Insatisfeitos com este tipo de explicação que culpabiliza a figura do professor e eterniza a metáfora da pedagogia da sombra (esta metáfora refere-se àquele professor que, após rolar a bola aos alunos, senta-se à uma sombra qualquer e observa seus alunos na aula ), esta pesquisa, em conjunto com outros pesquisadores do Brasil e do exterior, pretendeu, por um lado, investigar o que na literatura tem se denominado de abandono (desinvestimento) pedagógico do professor, e, de outro lado, investigar o fenômeno inverso, quer dizer, aquelas experiências consideradas inovadoras no ensino da educação física escolar, fazendo do professor e sua história de vida pessoal e profissional os eixos condutores da investigação.
 
Palavras - chave:
 
Linha de pesquisa:
 

Felipe Quintão de Almeida
Valter Bracth
Thiago da Silva Machado
Bruno Almeida Faria
Ueberson Ribeiro Almeida
Fernanda Xavier Machado
Marianne Alves da Silva

Ano: 2007

 


 

Itinerários da educação física na escola: o caso do Colégio Estadual do Espírito Santo (1970-2000)

 

Resumo:

Esse estudo analisou o itinerário da disciplina Educação Física no Colégio Estadual do Espírito Santo, no período de 1970 a 2000, procurando: identificar o discurso construído por ela para legitimar-se no currículo daquela escola; examinar as possíveis mudanças de sentido da sua presença no currículo; identificar os principais fatores internos e externos que influenciaram as características assumidas pela disciplina; analisar as soluções pensadas para superar a atual crise da disicplina no colégio. O estudo de caso realizado indicou uma forte dependência de legitimidade e do status da disciplina Educação Física, dos desdobramentos da prática esportiva e das políticas públicas voltadas ao esporte competitivo.

Palavras-Chave:

Linha de pesquisa:

Participantes:

 

Felipe Quintão de Almeida
Valter Bracht
Rosely Maria da Silva Pires
Ana Flávia Sofiste
Sabrina Polini Garcia
Elisa Barcellos da Cunha e Silva
Evânia Nunes de Angeli
Mauro Sérgio da Silva

 

Ano: 2001

 

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Educação do corpo em diferentes instituições, artefatos midiáticos e práticas culturais

 

Resumo:

Este projeto de pesquisa objetiva investigar a educação do corpo em diferentes instituições, artefatos midiáticos e práticas culturais. Por educação do corpo entendemos um conjunto de discursos e práticas, de estratégias e de políticas, de técnicas e de pedagogias que vão se especializando e se dirigindo especificamente ao corpo, destinadas a preservar e potencializar forças, energia e vigor, a criar gestos precisos, elegantes e, talvez, também úteis. Em termos teóricos, é a literatura de caráter mais sociológico e/ou antropológico (Zygmunt Bauman, Michel Mafessoli, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu, Gilles Lipovetsky, David Le Breton), que oferece arcabouço conceitual para as reflexões empreendidas. A investigação é conduzida, prioritariamente, mas não exclusivamente, nas instituições, artefatos midiáticos e práticas culturais das cidades que compõem o universo da Grande Vitória . A natureza do projeto de pesquisa impõe o emprego de metodologias qualitativas variadas. Predominam a análise do discurso e a pesquisa de campo. Entrevistas, questionários e observação participante são as técnicas de coletas de dados mais utilizados.

Palavras- chave: corpo; práticas culturais.

Linha de pesquisa:

Participantes:                         

   

Felipe Quintao de Almeida
Valter Bracht
Ivan Marcelo Gomes
Samuel Thomazini Oliveira
Cecília Nunes da Silva
Gabriel Carvalho Bungenstab
Liana Abrão Romera
Júlia Bigossi
Renan da Rocha
Lígia Ribeiro e Silva Gomes
Beatriz Garcez
Marcelo Adolfo Gomes Duque da Costa
Bernard Escobar Bastos

  

Ano: 2012

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Pedagogia crítica da Educação Física brasileira: gênese, interpretações e redescrições

 

 

Resumo:

 

Trata de uma investigação que visa oferecer uma genealogia (Foucault) da pedagogia crítica da Educação Física no Brasil, descrevendo as suas principais referências teórico-metodológicas, as problematizações mais recorrentes, as principais temáticas abordadas etc. Utiliza, como fonte da investigação, a Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) uma das principais organizações científicas da Educação Física brasileira e que foi, como sobejamente conhecido, fórum privilegiado para a divulgação das teses do pensamento crítico no campo. Após apresentar as principais características assumidas pela pedagogia crítica, analisamos sua atualidade, considerando os deslocamentos (teóricos e políticos) operados na e pela área em anos mais recentes, especialmente suas repercussões na atividade epistemológica da Educação Física. Esperamos, com essa estratégia, oferecer uma redescrição (Rorty) da pedagogia crítica, utilizando-se, para tanto, das contribuições de referenciais teóricos diversos, todos eles, de algum modo, inseridos no espectro da virada lingüística em Filosofia (os já citados Foucault e Rorty, mas, também, Habermas, Honneth etc). Pesquisa financiada pelo CNPq (Edital Universal 14/2011. Número do processo: 475367/2011-1).    

 

Palavras- chave:

 

Linha de pesquisa:

 

Participantes:

 

Felipe Quintao de Almeida

Valter Bracht

Ivan Marcelo Gomes

Thiago da Silva Machado

Bruno de Almeida Faria

Ueberson Ribeiro Almeida

Vinícius Martins Penha

Filipe Ferreira Ghidetti

Maria Celeste da Rocha

Erivelton Souza Fernandes

 

 

Ano: 2012

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Educação Física, corpo e filosofia

 

Resumo:

Pesquisa teórica que investiga as relações entre corpo e filosofia, extraindo implicações dessa relação para a educação física escolar. Embora o corpo tenha sido relegado ao segundo plano no discurso filosófico da modernidade, podemos identificar autores ou perspectivas teóricas que, na contramão dessa tendência, conferiram a ele outro estatuto ou dignidade ontológicos. O caso mais paradigmático, no século XX, é o da fenomenologia de Merleau-Ponty, mas podemos observar, em filósofos como Nietzsche, Adorno, Gil, Lyotard, Deleuze etc., um interesse pelo corpo naquilo que ele precede, por assim dizer, à razão e à linguagem (ou seja, nos afetos, nos desejos, no sensível, na mímesis etc.).

Palavra- chave:

Linha de pesquisa:

Participantes:

 

Felipe Quintao de Almeida

Valter Bracht

Ivan Marcelo Gomes

Filipe Ferreira Ghidetti

Marcelo Adolfo Gomes Duque da Costa

 

 

Ano: 2011

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Memórias litorâneas em ilhas Capitais: futebol, remo e outras práticas esportivas em Vitória-es e Florianópolis-sc

 

Resumo:

A intenção deste projeto integrado de pesquisa (UFES/UFSC) é investigar o advento, a proliferação e a massificação das práticas esportivas nas cidades de Vitória-ES (Espírito Santo) e Florianópolis (Santa Catarina), em especial o remo e o futebol, buscando narrar o papel que o esporte desempenhou no desenvolvimento daquelas cidades nos anos iniciais do século XX, momento em que elas, ainda que tardiamente em relação a localidades como Rio de Janeiro e São Paulo, assumem a tarefa da sempre inconclusa e irrefreável modernização política, econômica e cultural.

Palavras - chave:

Linha de pesquisa:

Participantes:

Felipe Quintao de Almeida

 Ivan Marcelo Gomes

 

Ueberson Ribeiro Almeida

Jaison José Bassani

Cecília Nunes da Silva

Thacia Ramos Varnier

João Alexandre Demoner

Bruno Henrique de Paula

Renan da Rocha

Rafaela Olegário Bernardes

 

 

Ano: 2011

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A emergência do esporte capixaba: estudo sobre o início da proliferação de práticas esportivas no processo de modernização da cidade de Vitória

 

Resumo:

Se analisar a relação entre cidades e esportes não é novidade, existem carências de estudos para além do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Em Vitória há muito por se fazer para compreender o papel esportivo no processo civilizador capixaba. Assim, pretende-se investigar o advento/massificação das práticas esportivas, buscando narrar o papel que o esporte desempenhou no desenvolvimento desta cidade na passagem do século XIX para o século XX.

Ainda, procura analisar os relatos dos meios de comunicação da época no que tange a cobertura das práticas esportivas e, também, a proliferação das práticas corporais através da criação de clubes esportivos. No que se refere aos aspectos metodológicos, a análise se estenderá da década de 1920 até a década de 1940, pois nesse período foram realizados investimentos no cenário esportivo e teve início a estruturação da organização esportiva em Vitória.

Considerando um mapeamento inicial realizado em diferentes arquivos, decidimos concentrar esforços nos jornais disponíveis no Arquivo Público Municipal, bem como utilizaremos um conjunto ampliado de fontes - documentos de clubes, artigos de jornais, revistas, crônicas literárias e fotografias. Com essa aposta teórico-metodológica, esperamos trazer à tona alguns novos indícios sobre a contribuição do esporte na educação do corpo capixaba.

Palavras-chave:

Linha de pesquisa: História da Educação Física e do Esporte

Participantes:

Ivan Marcelo Gomes (Coordenador)

Felipe Quintão de Almeida

Ueberson Ribeiro Almeida

Cecília Nunes da Silva

Renan da Rocha Carvalho

Júlia Bigossi Aragão

 

Thacia Ramos Varnier

 

Ano: 2009

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A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010)

 

Resumo:

Realiza um mapeamento e uma avaliação, de caráter quantitativo-qualitativo, da produção do conhecimento sobre o tema da Educação Física Escolar nas últimas três décadas do século XX. Utiliza nove periódicos da área como fonte dessa investigação. Constrói algumas (sub)categorias para a análise da produção, o que permite identificar quais temáticas predominam ao longo dos anos e como elas se distribuem nas diferentes revistas estudadas. As análises sobre o levantamento realizado vão permitir caracterizar, diacronicamente, a produção do conhecimento em torno da Educação Física Escolar entre os anos de 1980 e 2010, trazendo à tona, em outros aspectos, as principais problematizações, as principais orientações teóricas/autores, as principais perspectivas/resultados/indicações, as perspectivas metodológicas, etc. que configuraram e hoje configuram a produção do conhecimento sobre a Educação Física Escolar.

Palavras Chave:

Linha de Pesquisa:

Participantes:

 

Felipe Quintao de Almeida

Valter Bracht

Ivan Marcelo Gomes

Thiago da Silva Machado

Bruno de Almeida Faria

Ueberson Ribeiro  Almeida

Vinícius Martins Penha

Filipe Ferreira Ghidetti

Maria Celeste da Rocha

Erivelton Souza Fernades

 

 

Ano:  2010

 

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